quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gritemos Juntos

Renan Calheiros não foi cassado. E agora? Esperar que os outros dois processos contra ele corram para, mais uma vez, ter a confirmação de que a desonestidade tem lugar privilegiado no Brasil? O dinheiro do CPMF que deveria ser investido na melhoria da saúde pública vai para algum lugar obscuro que não se sabe onde. Os investimentos em educação são ínfimos, o que está gerando cada vez mais desigualdade cultural e, por conseqüência, social. O problema do Brasil, ou melhor, dos brasileiros, é que eles pensam que o que acontece na política não os afeta. Estão errados, obviamente.

Esta semana assisti à palestra do colunista da revista Veja Diogo Mainardi. Parte do que ele fala tem coerência. Além disso, ele conta com um poder de persuasão que te faz, em um primeiro momento, dar mais crédito a suas palavras do que elas realmente merecem. Mainardi, ao contrário do que muitos pensam é o típico representante da classe média brasileira - apesar de ele não se encontrar nessa camada social. Aponta milhares de erros e faz críticas indignadas ao governo e à corrupção, o que está corretíssimo, mas não vai além da crítica. O mesmo acontece com grande parte dos 186 milhões de habitantes do nosso país.

A situação torna-se de uma desesperança caótica no momento em que se escuta um jovem de 18 anos dizendo que “é normal que haja roubo na política porque o sistema por si só foi feito para corromper”. Se tudo isso que acontece hoje na política for normal não haveria necessidade de que os processos contra Renan fossem votados – não existiria nem a necessidade da denúncia. Se for realmente normal não temos por que querer que os mensaleiros sejam julgados e presos, afinal de contas “as coisas são assim mesmo” e se não forem esses serão outros a fazer o mesmo. As pessoas perderam a capacidade de indignação.

Domingo passado houve na Redenção um protesto - anteriormente avisado aqui no Com Gás - contra toda a baixaria dos nossos governantes. Resultado: 30 pessoas. Alguns não foram porque era domingo, outros porque tiveram preguiça, outros porque já não acreditam que isso realmente sirva para alguma coisa. Não importa o motivo, o resultado de toda essa apatia é uma geração que dorme na frente da tevê e já não se importa com o que realmente é relevante.

O povo reunido já mudou muita coisa na nossa história e se agora está sendo diferente é por culpa nossa. É necessário que as pessoas tenham consciência do poder que têm, não como indivíduo só, mas como indivíduo inserido dentro de um contexto político social a fim de reescrever a história atual. É preciso que Mainardis que não acreditam que existam soluções reais dêem lugar a cidadãos que saibam do poder do grito da massa.

Carolina Marquis


5 comentários:

Jornalistas disse...

Mainardi é ridículo. Mas fala bem pra carvalho...

Eu ainda tenho esperança de que alguma coisa vá acontecer na situação política do país, diferente desse infeliz do diogo.


Ficou tri bem escrito. E isso não é uma ironia! NÃO É UMA IRONIA!!

bruno disse...

Muito bom Carolina! Muito bom!

Everaldo Ygor disse...

Fala ai Bruno, acabei de Linkar o seu Blog lá no Outras Andanças...
Abraços
http://outrasandancas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bravo

Estar lá domingo e ouvir de pessoas "ainda bem que alguem faz algo" é o reflexo desse teu texto.

Chega de esperar pelos outros, ou outros já fizeram a aprte deles, é a nossa vez de mostrar a cara.

Otimo texto carol

Ubitec disse...

ficou muito bom Carol!

tenho que escrever algo do Diogo.

Pra mim, foda-se que ele fala bem, de nada adianta essa habilidade se fala só merda.


Como disse o ricardo, está na hora de mostrar a cara a tapa!