sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Geração Coca-Cola

"Brasil
Mostra a tua cara"

Quando Cazuza cantou essas palavras às pessoas mostravam a cara. Hoje, quando escutamos essa mesma frase, quem mostra a cara são essas mesmas pessoas de anos atrás. Infelizmente!
Infelizmente porque na época em que eles ainda sofriam os resquícios da ditadura, quando a liberdade ainda era indefinida e quando o jovem era apenas um jovem, eles tinham, não a coragem, mas à vontade de mostrar a cara. E hoje, quando os jovens não sofrem mais pela ditadura, quando a liberdade não é nem discutida e quando o jovem é futuro da nação, eles nem se importam em pensar em mostrar a cara.
Alias, para que mostrar a cara?

Reclamar apenas não adianta. Criticar sem mostrar soluções não tem justificativa. Exigir respeito sentado na frente do computador não é o caminho certo. Não se preocupar em mudar (melhorar) o local onde vive é burrice, alienação, conformismo, é a grande parte dos jovens de hoje.

Na manifestação ocorrida no último dia 16, em Porto Alegre, das mil pessoas que foram avisadas e convidadas a participar, cerca de 30 estiveram lá. Sendo que dessas 30, mais ou menos 15, não foram avisadas no circulo dessas mil anteriores.
Se isso fosse um dado preocupante, pior é saber que das pessoas consideradas o futuro da nação, cerca de 10 “representantes” estiveram lá. Jovens recebiam panfletos, adesivos, viam a manifestação caminhando de lá para cá, protestando contra toda vergonha que acontece em nossa política, mas não se juntavam a ela. Enquanto isso, pessoas de 60 anos, ou mais, se interessavam, queriam saber o porque, contavam histórias e diziam que faziam a mesma coisa quando tinham nossa idade. Falavam que lutaram pelo Brizola, que encaram a ditadura, que pediram as Diretas Já. E, se juntavam na caminhada.

Mas, aquelas pessoas que mostraram a cara na época em que o Cazuza pediu para o Brasil se apresentar, foram às mesmas que organizaram a manifestação e ainda acreditam num país melhor. Que possuem o sentimento e a CONSCIÊNCIA de que pode haver mudança, se lutarmos por isso. Foram elas que não deixaram que a cara do Brasil fosse apresentada como a corrupção de Collor, como a ditadura dos militares, como a falta de caráter de políticos desonestos, como a violência e a guerra. Foram essas caras que se mostraram, nos seus 20 anos de idade, que mudaram o Brasil. E que agora, quando deveriam ver outras pessoas com 20 e poucos anos mudando a impunidade que está o país, saem às ruas, tomam as dores, e vão atrás de um país mais digno.

O futuro da nação é preocupante.




Ricardo Araujo

2 comentários:

Ubitec disse...

sempre lembrando que o Diretas Já foi todo movimentado pela Globo né..


Mas o Zappa tinha umna frase muito boa sobre isso (como pra tudo): "se a única coisa que você sabe fazer é reclamar sem dar alguma sugestão, sente-se e cale a boca"

Caio Sávio disse...

Me envergonho pelos meus irmãos de idade, que se prestam a esse papel de total ausência. Pelo infeliz comodismo, que hoje, mais do que nunca, está presente.