quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Psss. Silêncio!

O povo brasileiro, orgulhoso de toda sua diversidade, foi estudado e definido por profissionais quanto suas características. Definiram-no como um povo paternalista, dependendo sempre de algo ou de alguém. Patrimonialista, não distinguindo o que é público do que é privado, e ainda entendo que algo público não pertence a ninguém. Além der ser marcado como individualista.

Porém, o mais intrigante é a cultura que vive esse povo: a Cultura do Silêncio. Desde seu descobrimento, lá nos anos 1500, que o Brasil é explorado e se contenta em vender matéria-prima, achando que faz um grande negócio, da China isso sim.
Mas, para não acharem tão distante, reparem no que aconteceu dia 17 de agosto de 2007. Um mês após o maior acidente aéreo brasileiro. O povo, cansado de tanta omissão, corrupção e todos “ão” a mais, resolveu mostrar a cara e protestar. Maravilhoso!
Só que o protesto, intitulado “Cansei” , é feito com UM MINUTO de silêncio. Desde quando se protesta fazendo um minuto de silêncio?

A manifestação, antes mesmo de ser realizada, já criava discussões devido ao seu verdadeiro caráter. Organizada por membros da OAB, a qual não concordou em apoiar o projeto, fazendo com que apenas alguns membros da Ordem de Advogados Brasileiros participassem. O “Cansei” foi julgado também por ser extremamente voltado para a classe rica brasileira, mostrando interesse, apenas, quando o seu meio é interferido pelas barbáries que estão acontecendo no país. Tanto que quando uma protestante, não ligada ao projeto, tomou o microfone para criticar a instituição, a cidadã foi interrompida e retirado o direito de palavra. Eles são a nossa “justiça”.

Algo está errado nessa manifestação pela luta dos brasileiros!

Protestemos, contra a impunidade do nosso atual nicho de detentores dos altos cargos políticos, que depois de dois anos irão avaliar se o caso “mensalão” será julgado como crime. Nesse tempo, grande parte dos 40 envolvidos (sim 40 pessoas) no maior escândalo político brasileiro ficaram impunes a qualquer julgamento e punição, a não ser, serem retirados do governo.

Ah os anos passados, não distantes mais que meio século, onde milhares saiam às ruas e lutavam por seus ideais – e as causas comuns, sendo um pouco menos indivudualistas-. Gritavam, mesmo sendo proibidos de falar. Eram censurados e oprimidos, mas mesmo assim FALAVAM, e muito mais que um minuto; durante horas e dias e meses e anos e milhares de linhas de jornais.

Cansei de tanta passividade.
Cansei de tanto conformismo.
Cansei dessa Cultura do Silêncio.

Ricardo Araujo

20 comentários:

bruno disse...

Pra tu veres, a Brasil tá tão desorganizado que a burguesia não aceita ajuda de protesto do povo. Muito Boa! Isso, historicamente, acho que é primeira vez que acontece. haha

O nosso blog ta muito saudosista. (risos) (risos!) (risos?)

KARAM VALDO disse...

Boa noite Ricardo.
Procure saber sobre uma manifestação "da sociedade" chamada MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE - http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_da_Fam%C3 ADlia_com_Deus_pela_Liberdade -
O "Cansei" é isso aí no ano de 2007.
O direto de gritar (ou silenciar-se) é sagrado. "Profano" é travestir de movimento cívico uma manifestação político-partidária.
abraços

Anônimo disse...

O povo brasileiro é muito passivo. Esperam que tudo caia nas mãos. O vigor revoluionário acabou e criouuma geração de gene prostrada que não manifesta se acontece algo que não lhe agrada.

E quando faz, o faz errado, tal como na abertura do Panamericano, onde os brasileiro vaiaram seu presidente frente ao mundo todo, fechando portas para o nosso proprio país.

Se o povo não dá credito ao país, quem fará investimentos aqui?

Abraços

www.lovetransfer.blogger.com.br

Fellipe disse...

fui atraido pelo nome e slogan do blog muito bons, não pude parar para ler ainda, mas voltarei com mais tempo, linkei o site de vcs... dá uma passada lá no meu para dar uma olhada se quiserem ;)
abraço

Jorge Monteiro disse...

o brasil precisa de uma lavagem cerebral... urgente!!!!

Adryana Araújo disse...

Gostei muito do texto.
Só acrescento que é possível protestar com silêncio, mas também com palabras, com atitudes e com decência.

Parabéns pelo texto e pelo blog.
Abraço!

Arthurius Maximus disse...

Realmente o que há é um grande comodismo. E disso é que se valem os espertalhões de plantão.

Jornalistas disse...

Cansamos!

E ai? Vamos fazer o que agora?

Eliane! disse...

Todos nós estamos cansados. Claro que cada um lutando pelo lhe pertence (vide Cansei). Porém, acredito que seja do interesse de todos lutar pela igualdade social e por melhores condições de vida e por respeito. Isso não interessa a todos, mas deveria, essas questões são fundamentais para que vivamos em sociedade e para que o homeme viva como homem mesmo. Mas não é. Assim como é mentira que vivemos numa democracia.

Ah também o silêncio dos intelectuais né?! na época da ditadura eles faziam o que podiam para expor suas idéias, agora, quando eles possuem espaço para refletir junto com a sociedade, não fazem. Sentados na cadeira eles mofam.

Olha o caso do NoMínimo. Um dos melhores sites. 'Morreu'. Nele eu me via como estudante de jornalismo. Ele fazia o que faz o resto da imprensa? se fazia não teria acabado.

Bjosss

vamos montar um Pasquim?
heheheh

vamos 'panfletear' nossas idéias pela Fumecos???!!!!!!

bruno disse...

To com a Eliane!

Eliane! disse...

ehhhhh
certo
quando começamos?!!!!

bruno disse...

Na hora que puderem...
Só seleccionar um pessoal!

Caique Gonçalves disse...

Esse movimento é um dos mais vazios e interesseiros que a sociedade brasileira já presenciou. Não há debate de idéias, não há cobrança, tudo se reduz a tirar Lula da presidência, isso é deveras lamentável.

Parabéns pelo texto!
Abraço

Anônimo disse...

To junto

bruno disse...

Sim, olha quem são os garotos- propagada nos panfletos:

Paloma Duarte - Ex-petista revoltada
Marilia Gabriela - piada
Hebe Camargo - piada muito sem graça
Ivete Sangalo - cantora de axé pop super politizada!

Jornalistas disse...

eu sabia que vocês iam me interpretar errado...

o que eu quis dizer é que de boas intenções o inferno tá cheio.
quantas pessoas não estão cansadas?
o brasil inteiro reclama da corrupção, mas ninguém sai de verdade pra protestar... talvez seja porque não se tenha um inimigo definido, como era o Collor na época do impeachement.
O problema é que todo o sistema político brasileiro parece feder, ser podre (o que não é verdade, que fique bem claro). É muito difícil acabar com essa trupe de bandidos que sentam no trono e acham que podem roubar do seu José, uma vez que ele não precisa comprar feijão, já que tem o arroz.

Então, vai ai de novo o meu antigo post:

Cansamos!

E ai? Vamos fazer o que agora?


Sairemos às ruas ou ficaremos somente na frente do computador dizendo que o Brasil está doente e não tem cura?

Guilherme Jardim disse...

Aqueles que saíram pra protestar contra o collor em 92, só fizeram isso por que a globo mandou.
E não adianta, ninguém vai fazer nada, as ultimas eleições mostraram isso, pois todos os politicos acusados de corrupção foram eleitos (collor, maluf, e muitos outros), e alguns nem da pra acreditar que foram eleitos (clodovil, mano changes ...).
Um protesto que funcionou foi em Florianópolis, aquele que quebraram tudo na cidade, mas todos criticaram por causa da violência, mas quando de outra forma não da resultado ...
É como diz a música Cálice do Chico Buarque: quero lançar um grito desumano, que é uma maneira de ser escutado!

Leandro Borges disse...

Toma forma de protesto é válida.
O silêncio diz mais do que mil palavras.

Guilherme Jardim disse...

E minuto de silêncio normalmente é pra alguém que morreu, por acaso é a ética ou o pais que morreu? E não é protesto é um ato de respeito pela pessoa morta, vocês respeitam tudo isso que tem acontecido?

Jornalistas disse...

Bah, meu comentário ficou MUITO bom.