sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Conseqüências


A Crise Aérea que está estabelecida no Brasil não começou, como muitos pensam, com o acidente do vôo 1907 da Gol. Em 2003 o então Ministro da Defesa, José Viegas, entregou ao Palácio do Planalto um parecer de 20 páginas que falava sobre o possível colapso a que o sistema aéreo brasileiro estava sujeito, caso maiores investimentos não fossem destinados à situação dos aeroportos. Indo contra os presságios de Viegas, o Ministério da Fazenda optou por reduzir os gastos, e investiu apenas R$ 382 milhões dos R$ 455 milhões previstos no programa de Proteção ao Vôo e Segurança do Tráfego Aéreo. E o resto do dinheiro, onde foi parar?
Três anos se passaram e em 2006 os investimentos só diminuíram. Apenas 56% da verba destinada às melhorias no sistema aéreo foram efetivamente investidas. Este dinheiro deveria ser utilizado para modernização e manutenção do sistema de controle do tráfego aéreo, mas, mais uma vez, onde foi parar?
A situação calamitosa que caracteriza(va) o céu do Brasil só se tornou pública quando 154 pessoas perderam a vida no acidente do vôo 1907 da Gol com o avião americano Legacy.
Desde então houve operação tartaruga e os reclames dos operadores de Vôo que se queixavam das péssimas condições de trabalho a que estavam sendo submetidos; houve atrasos e mais atrasos em todos os aeroportos do Brasil; escutamos de Marta Suplicy, Ministra do Turismo, mandando-nos “relaxar e gozar” e mais milhares de situações que ultrajam os brasileiros.
Porém, há exatos trinta dias Congonhas foi palco do pior acidente aéreo da história da América Latina. O vôo TAM 3054 que saiu de Porto Alegre no dia 17 de Julho não completou sua aterrissagem em São Paulo e transformou 199 cidadãos em vítimas.
Depois desse acidente sem precedentes o que foi que efetivamente aconteceu? O Ministro da Defesa Nelson Jobim tomou o lugar de Waldir Pires, é verdade, mas e aí?
Na realidade todos somos vítimas desse acidente, deste Estado, deste país. Os nossos governantes fecharam os olhos e fizeram não se sabe o que com uma verba que deveria ser utilizada para assegurar a segurança da população brasileira. Isso é crime!!!
O que aumenta a nossa insegurança é pensar que outras situações absurdas das quais ainda não tomamos conhecimento estão prestes a estourar sobre nós, brasileiro.

Porque no Brasil é assim: nada de prevenção – só conseqüência.

Carolina Marquis

4 comentários:

Do Outro Lado da Porta disse...

Infelizmente as relações políticas em nosso país são mais importantes do que as vidas de milhares de brasileiros que pedendem do transporte aéreo para se deslocarem no território nacional. Ministros incopetentes, quando copetentes são "podados" e não conseguem desenpenhar uma melhor gestão. Infelizmente isso é o Brasil. Boa sorte e tudo de bom.

http://sky-shaka.blogspot.com/

Jornalistas disse...

Finalmente carol!!
E nem ficou mal escrito!

Anônimo disse...

Parabéns a vocês 3 do blog, pelas ideias e forma de colocação. Mas todos podemos fazer deste país algo melhor, basta não nos conformarmos com as situações e buscar nossos direitos e deveres de cidadão.

KARAM VALDO disse...

A crise foi usada (e ampliada) oportunamente pela mídia.

Gostaria de recomendar a leitura de um artigo da filósofa Marilena Chauí, publicado no site do jornalista Paulo Henrique Amorim, A Invenção da Crise (http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/446501-447000/446655/446655_1.html)

Uma correção, apenas. O acidente ocorreu no Aeroporto de Congonhas, e não em Guarulhos, no dia 17/07 por volta das 18h50.