terça-feira, 26 de junho de 2007

Procura-se um Porta-Voz!




Ano de 2006. O povo divertia-se assistindo ao novo e original quadro do Domingão do Faustão: “A dança dos famosos”. Mas nem só de Fausto Silva vivia a originalidade, a música brasileira tinha um dos melhores anos da última década.

Se há dez anos atrás havia o Mundo Livre SA com o “guentando a oia”. Agora, quem aparecia, eram outros nordestinos. A banda Mombojó com o excelente “homem espuma”. Sonoridade pop experimental de melodias bonitas e poesia crua.

Os veteranos do cancioneiro popular também surpreendiam:

Chico Buarque, para alegria dos fãs, parava de escrever livros e gravava o álbum conceitual “Carioca”. Sempre com o lirismo aristocrata e refinado do velho burguês.

Caetano Veloso, com sua nova banda, fazia um Rock’N Roll elétrico e compulsivo. Escrevia sobre sexo, rompimentos amorosos, política e homenagiava o falecido poeta Wally Salomão. Surgia “Cê”, o melhor disco do ano.

Agora é 2007. Faustão ainda diverte o povo e segue firme com sua originalidade. Seu novo quadro é “A dança (dos famosos) no gelo”, mais uma das repletas atrações nas tardes de domingo. Só que desta vez, a música ainda não mostrou acompanhar a criatividade do apresentador.

A única gravação do ano, merecedora de nota, é o acústico do Lobão. Os bons trabalhos de 2006, a maioria das pessoas não conheceu. Bandas sem conteúdo invadem a MTV e os ouvidos dos jovens a todo o momento. Música de qualidade é rara e difícil de se encontrar. O pior de tudo: ainda não temos um porta-voz da nossa geração.

Não temos o Chico, nem a Tropicália, que a ditadura teve. Não temos Renato Russo e Cazuza que, após a anistia, abriram a cabeça dos jovens. Não temos nem Chico Sciensce pra mostrar que existe bagunça politizada.

Semanas atrás, estudantes invadiam a reitoria da USP a cantar aquelas mesmas canções do Geraldo Vandré.


Bruno Goularte

6 comentários:

Unknown disse...

Achei muuuuuuuito interessante!!! Realmente, fica difícil ouvir novas músicas que mostrem tanta qualidade quanto outras, há belos anos que não voltam mais, já mostraram. Minha salvação é ouvir sempre as mesmas...Ouvir meu Tom Jobim, Miúcha, Toquinho, Chico...todos eles!!! Confesso não me cansar de estar diante do mesmo repertório, até porque ele parece que caiu do céu!! Mas que seria bom que caísse mais daquelas do céu...ah seria! Mas... fazer o quê?

obs: João Bosco lançou um novo dvd muito interessante.

Alfredo Araújo disse...

ei , colegas de futura profissão do jornalismo, eu os saúdo!!!

Quanto à procura de um porta-voz, será que isso ainda continuará existindo com a internet e a época em que tudo se esgota com facilidade? Se essa geração ainda não tem um ícone , muito menos um ídolo, não quer dizer necessariamente que seja uma coisa ruim.... se por um lado pode faltar orientação , por outro pode ser o sinal de que há muita gente boa que pode dividir esse enorme espaço, muitas vezes ocupado por uma só pessoa anteriormente, e que o culto à personalidade finalmente está se esgotando para o benefício de uma interação maior com o público e obras não-autorais, no sentido velho que conhecemos da palavra autoria...

Eu , sinceramente, não sei...Realmente pode faltar, mas só quis colocar um outro ponto de vista .Vcs podem ver muitos outros tb visitando o blog da sala de jornalismo da PUC-SP, que faço parte:

www.medeixemtrabalhar.blogspot.com

voltarei mais vezes, abraços!!

Anônimo disse...

E em 2006 eu entrei para a faculdade de jornalismo e me decepcionei com muita coisa mas fico feliz por ver que ainda tenho ao meu redor, sim na Famecos, pessoas que PENSAM e que DISCUTEM, mas que acima de tudo ENTENDEM a realidade brasileira e que esperam por mudanças.
Confesso que eu também estou a espera de algum porta-voz, como está no ótimo texto, só temos algumas novidades salvo os veteranos que ainda nos salvam desse tormento. Mas será que não é 'unânime' da nossa geração escolher o fútil? quem dá audiência para a MTV?
os filhos de quem cantou Beatles e pintou a cara com a redemocratização.
Acredito que isso possa mudar. Eu quero música com qualidade.
Ah a comparação com a Dança dos Famosos foi ótima.

Abraços

Jornalistas disse...

a verdade é que somos conformistas com a imbecialidade da MTV.



Viva Raul!

Edgar Steffens disse...

Hoje em dia Pedro Bial é reverenciado por traduzir um text já existente.
Resumindo, ele que vá passar filtro solar na PQP!

Quanto a MTV, é puro Jabá. Mas ao menos dá pra ver que alguns VJ's se esforçam para quebrar a programação do JABA e colocam algo de qualidade. E bem ou mal, o Lobão está aí novamente!

Unknown disse...

Procura-se uma qualidade técnica, e se esquecem que até um diamante tem sua forma bruta.
Boa gravação, banda já extruturada e com set de equipamentos, tudo isso fala mais alto do que a qualidade do conceito oferecido, quando há um conceito, pois essas bandas Rockeiras de hoje em dia até parecem uma mistura de pagode com sertanejo, com assuntos tão momentaneos e gratuítos quanto momentos de uma balada, tratados com tanta dramaticidade que por vezes até parece uma novela mexicana!
E em tempos de tanta barbaridade, com uma sociedade com uma logica tao idiota e desumana, cheia de absurdos, cade o artista de alma inquieta? Os que falam o que querem e não são dirigidos por clichês, cade a responsabilidade social do artista, só ta no extrato, ou num contrato!
segue aqui o protesto de um músico que acha que a arte não deve ser um adorno ou um mero enfeite!
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/Acropolis