segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Duas doses abaixo

Humphrey Bogart era cínico, por isso, um bom ator. Era assim no seu sorriso, no seu gole de uísque, na dor fingida pela vida, na voz atingida pela guerra.


É só lembrar Casablanca e o seu personagem Rick Blaine. O galã respondeu sobre sua nacionalidade com a inesquecível frase “Eu sou um bêbado”.
Era ficção, mas era Bogart. Afinal, ele mesmo disse: “O mundo está sempre duas doses abaixo”. O amargo mocinho de Holliwood, o boêmio solitário que casava e descasava virgensinhas safadas, o fumante e o amigo íntimo do álcool morreu em 1957 devido a um câncer no estômago. Ganhou o Oscar de melhor ator em 1951 pelo seu primeiro filme colorido, The African Queen (Uma aventura na África), dirigido por John Huston.

Gangsters, bandidos, policiais e românticos. Todos com a bela falsidade estética - a mentira pela arte - uma confusão de sentimentos que se espalham pelos diálogos e caretas mais famosos do cinema antigo americano.

Nos romances pessoais, a turbulência amorosa que os gênios têm. Conseguiu maior felicidade apenas no quarto casamento, com a atriz Lauren Bacall. Tiverem dois filhos e uma bela atuação conjunta no filme The Big Sleep (À beira do Abismo).

Com a musa Ingrid Bergman, a protagonista feminina de Casablanca, ele mal se comunicou durante as filmagens. A moça comentaria anos depois: “Eu o beijei, mas nunca o conheci”. Ou seja, Ingrid traduziu o mito Humphrey DeForest Bogart da maneira mais perfeita possível. Será que alguém realmente o conheceu?



Yvonne: "O que você fez ontem à noite?"
Rick: "Faz muito tempo para que eu me lembre."
Yvonne: "E o que vai fazer hoje à noite?"
Rick: "Não costumo fazer planos a longo prazo"
cena célebre de Casablanca

Bruno Goularte

8 comentários:

Anônimo disse...

diálogo muito bem escolhido.

Everaldo Ygor disse...

Realmente o diálogo foi certeiro...

Curiosidades
- Durante a seqüência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.

- Jack Warner, presidente da Warner Bros. no período de lançamento de Casablanca, chegou a anunciar antes do início das filmagens que o elenco do filme seria composto por Ronald Reagan, Ann Sheridan e Dennis Morgan.

- Casablanca custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Anônimo disse...

interessante

Anônimo disse...

Casablanca está, sem dúvida, na minhas lista pessoal de top of minds de filmes.

Grande resgate.

Abraço!

Jornalistas disse...

As times go by.....

Ubitec disse...

parou o blog?

Caique Gonçalves disse...

excelente lembrança. Casablanca foi um marco no cinema, até hoje não sei o porquê

Douglas Lopes disse...

bons textos, gostei do seu blog, vou começar a acessá-lo mais seguida. Abraços!

Ganhe dinheiro só por estar conectado - INTERNET DISCADA OU ADSL