terça-feira, 3 de julho de 2007

Ah meu Brasil!

Faltam 10 dias para o Pan Americano. Mais uma vez atletas irão representar todo nosso país, de canto a canto. E devemos torcer muito por eles, afinal temos do que nos orgulhar de viver no Brasil:

Já observaram a estrutura que construíram para realizar esse Pan Americano. Construíram uma nova cidade dentro do Rio de Janeiro. A Vila Olímpica é fantástica. Ar condicionado em todos apartamentos. Espaço para milhares de pessoas circularem confortavelmente. Comida para essas mesmas milhares de pessoas a toda a hora. Um sonho.
Por que as outras vilas brasileiras não são iguais?

Nossa política já não nos surpreende mais. Há mais de um ano convivemos com essa tal de corrupção. Ela já virou, até, parte do nosso cotidiano. Tanto que os mesmo políticos envolvidos em casos escandalosos, foram eleitos novamente nessa última eleição. Até um presidente, que foi deposto por nos mesmos, está em Brasília novamente em novo cargo.

Alguém se lembra do que aconteceu com as pessoas envolvidas no mensalão? Não. Daqui a pouco aparece outro escândalo para virar notícia, apenas notícia.

Ainda na política, o corrupto da hora é o Senador Renan Calheiros. Nenhuma novidade, apenas mais um para a coleção. Mas o cômico (por que trágico não tem como ser) é que ele mesmo vai julgar se é culpado ou não.

Ninguém fez nada com os tantos políticos condenados, caíram no esquecimento. Fizeram com que a poeira abaixasse, e pronto. Ninguém toca mais no assunto. Alias, poucos políticos foram condenados, o que é pior ainda.

E o nosso excelentíssimo presidente da república, Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que diz a respeito? “Todos são inocentes até que se prove ao contrário”. Mas, provas ao contrário existem novas a toda semana. Existem provas saindo pelas cuecas.

Porém o Brasil possui excelentes lugares para visitar. Mas para viajar necessitamos dos aeroportos. E os temos. Mas não funcionam como deveriam funcionar. Para viajar: é comprar a passagem, torcer para que o vôo acontece, mesmo com atraso, e chegar cedo para não ser vítima do overbook. Simples!
É só relaxar e gozar, e aproveitar os pontos pitorescos dos aeroportos.

Mas o Rio de Janeiro é lindo. Um excelente lugar para se realizar o Pan Americano. O único problema que existe lá é a insegurança. Nada mais que uma guerra civil, com centenas de mortos diários, nenhuma solução eficiente sendo tomada, e pronto para receber mais pessoas.
O Rio de Janeiro continua lindo?

Falta de segurança que não afeta apenas os cariocas. Ela tomou conta da nação. Ontem, 2 de julho, em Porto Alegre, uma estudante de 22 anos foi assassinada quando entrava em uma agência bancária. Foi usada de escudo e morreu com um tiro na cabeça. Tudo isso às 18h30min na Avenida Assis Brasil, umas das mais movimentadas da zona norte. Ainda bem que o policial “chefe” acha que devem ser tomadas providências. Diz ele que esses bandidos não podem ficar soltos, devem ser presos.
Pois é, mas estão foragidos e já tinham sido acusados de outros crimes.

E o pior de tudo é que escutamos coisas assim - e muitos mais - o dia todo e não tomamos nenhuma providência. Apenas olhamos e escutamos aterrorizados, engolindo sapos, sem nem mesmo reagir. Já basta! Temos que fazer algo para mudar essa situação. Pessoas já mudaram a cara do Brasil, por que não podemos mudar também? Somos cento e tantos milhões em ação.

Ah meu Brasil!!


Ricardo Araujo

13 comentários:

Bina Goldrajch disse...

Aqui no Rio o engenhão está afundando, sim, literalmente.

Se Munique em 72 foi aquele desastre pelo que aconteceu, imagine se caísse tudo em pleno andamentos do Pan! hahahahaha

Socorro. Ah, meu Brasil MESMO!

Anônimo disse...

espero que o retorno seja maior que os gastos..

flw.
legal teu blog


www.cobaiasdocongresso.blogspot.com
www.brazilianspeak.blogspot.com [novo, jornal em español, francês, e ingles]
www.ocaoarrependido.blogspot.com
www.videosdochaves.blogspot.com

entrem, leiam, divirtam-se, informe-se.. e ria.

Unknown disse...

A mudança começa pelo povo, sempre!! um grande exemplo disso é os franceses, que se manifestam, resultando numa mudança obrigatória...

ps.: site bala!! abraço

Anônimo disse...

felipe = juremir ?

Anônimo disse...

Vale lembrar que não há mais de um ano, mas sim há mais de 500 anos convivemos com corrupção.

Todas as obras do PAN ficaram inacabadas, e custaram mais de 9 vezes o valor estabelecido.

E não que Renal seja culpado, ele só não consegue provar (o que eu, particularmente, adoro).

Abraços! Excelente texto!

Danielle Cardoso disse...

Ótimo texto!
Eu particularmente não acredito que algo possa mudar. Podem me chamar de pessimista, de anti-Brasil, ou seja lá o que for...Já foram tantas tentativas, eu simplesmente não acredito. Enfim, espero estar enganada! De novo, mto bom texto! =]

Bjos

Anônimo disse...

Precisamos de um V brasiliero, tou falando. haha
Mas sem piadas, o cara ali comentou algo legal, dos franceses, o povo sempre tem que agir e no nosso caso, não tem como isso funcionar. Pra tu ver, ja esqueceram o Collor, os mesmo que tiraram ele do poder, colocaram dvolta.Algo deveria ser feito, algum plano social para "estabilizar" toda essa corrupção,esse povo, essa gente...mas não vai acontecer, a guria ali tem razão, podem chamar do que quiserem, mas se continuar assim, pra frente é que não vai.

Ah meu Brasil!

E muito bom o textto. Abraços

Jornalistas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jornalistas disse...

Somos uma geração de conformados, hipócritas e preguiçosos.


P.S: eu me incluo nisso.

Eliane! disse...

Concordo com a citação de que 'Somos uma geração de conformados, hipócritas e preguiçosos'. Incluo nisso os intelectuais calados que quando falam apenas nos comparam com sociedades desenvolidas (sou totalmente contra comparações com franceses)Possuimos uma cultura e um desenvolvimento histórico totalmente diferente e isso deve ser levado em conta.
Acho que o Brasil tem jeito, sim. Desde que não fique apenas nos tem que fazer' e nada se fazer. Chega de teorias. Ação.
Mas geralmente as ações são sempre assistencialistas, nada acrescentam a longo prazo (ultimamente nem a curto). Mas de escândalos em escândalos vamos vivendo, afinal, a eleição do Cristo como uma maravilha faz muita gente esquecer assim como a seleção do Dunga, o vôlei...esse é o nosso pão e circo. Nada contra esportes mas isso é usado como forma de disfarçar muita coisa.
E se o 'nosso' Cristo fosse uma 'maravilha' ele já teria feito alguma coisa.

Edgar Steffens disse...

Ahh meu brasil! Falei algo parecido no blog...

O assalto ao banco seguido de morte aconteceu relativamente perto de onde eu moro.
São fatalidades que acontecem, mas que não se comparam com a realidade do RJ.

Solução não tem, acho que a gente aprendeu a conviver com isso desde que nasceu.
A sensação de impotencia foi implantada desde que me conheço por gente. E sinceramente não sou eu apenas, acho que por isso não tem nenhum mega protesto acontecendo pelo Brasil.
Por mais que se grite quem decide são os ladrões de Brasilia.

Anônimo disse...

Grande Ara, belo texto meu rapaz!

Eduardo disse...

Pelo futebol, por exemplo, as pessoas saem à rua, berram e muitas vezes agem de maneira violenta - já pelas coisas que envolvem o social ficam silenciosas guardadas em casa