quarta-feira, 18 de julho de 2007

Parem o Brasil que eu quero descer

Na noite de ontem uma fatalidade ocorrida em São Paulo chocou todo país. Mas será que foi mesmo uma fatalidade?

Uma tragédia certamente, mas fatalidade não. Fatalidade entende-se por algo que acontece espontaneamente, que ninguém possa prever que acontecerá. Diferente do que ocorreu na noite de ontem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando uma aeronave da empresa TAM não conseguiu frear e chocou-se com um prédio, fora das intermediações do aeroporto.
Maior tragédia aérea brasileira.

Esse acidente já era premeditado. Problemas no aeroporto eram constantes. A crise aérea brasileira já não é novidade. A impunidade do governo já é algo comum.

24 horas antes de o acidente acontecer, um controlador de vôo afirma para uma aeronave que pousaria na pista do aeroporto para ele ter cuidado, pois a mesma estava muito escorregadia.
Um dia antes já havia consciência das condições da pista. E a chuva em São Paulo foi interrupta nesse meio tempo.

Três hipóteses já surgiram para achar o culpado no acidente: Falha Humana, pois o piloto não teria pousado no local certo. Falha mecânica, os freios da aeronave não funcionaram. Falha na pista, que sofreu reformas, mas não havia sido feita a parte que ajuda na frenagem nas aeronaves na hora do pouso.

Será que já não é a hora do governo parar de tentar achar culpados em todos seus escândalos e problemas e ver que o erro pode estar em si próprio?

Exemplo vindo do Pan Americano (esse evento que cobre os olhos para o verdadeiro Brasil). A atleta que disputou as finais do Taekondo, Natália Falavigna, ao ser questionada em entrevista se a culpa da derrota foi dos juízes. Ela respondeu que o erro havia sido dela, que não teria que achar justificativas, mas sim treinar para que isso não se repetisse, que a decisão não precisasse ter que ser feita na ocasião que foi realizada.

Governo brasileiro tão orgulhoso desse Pan Americano, por que vocês não tomam esse exemplo para vocês? Deixem de querer achar um culpado e parem para ver se os erros não estão em vocês mesmo.

A crise aérea é maior do que o imaginado. Dos último três grandes acidentes ocorridos, DOIS foram com a empresa TAM. Isso não é um sinal para rever como andam as nossas empresas aéreas, como estão qualificadas para atender ao público?

Enquanto sérios problemas acontecem em todo o Brasil, em todas classes, em todos os lugares. A discussão feita em Brasília é para saber o por quê das vaias ao Presidente Lula.
Será que não está claro?

UuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuu
uuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuu
UuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuu
UuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuUuuuuuuuuuuuuuuuuu

E agora o que vai ser feito? Centenas já morreram, isso não tem volta. O governo nas suas primeiras manifestações já admitiu que a polícia federal irá investigar o caso e que se necessário uma CPI será aberta.
Torçamos para que isso não acabe em CPI. Caso contrário mais um problema brasileiro não será resolvido.


E nós povo, espero que essa seja a gota d’agua!!!


Ricardo Araujo. Triste, revoltado e indignado

15 comentários:

Anônimo disse...

Continuem formando controladores de vôo em miseros 2 anos na EEAR...

rotina estressante, salario mal pago de Sgt...

Continuem contratando empreiteras ineficentes...

COntinuem sendo CEGOS.

E o brasil vai pra frente. Os aeroportos tbm.

Rodrigo Silva disse...

Eu continuo intacto achando que isso num é um crime, para acharem culpados.

Para mim é fatalidade sim. Concordo, fatalidade que tem causas, mas não culpado.

Seja falha no freio, um erro do piloto ou pista mal feita. E se o piloto errou? Errar é humano, é fato! E todos estamos sujeitos a erros.

E se o engenheiro da pista errou? Novamente digo, errar é humano oras. Pode ser que tenha se revisado todo o serviço inúmeras vezes e ninguém achou nenhum erro. Faz parte ;/

Causas sim, culpados não!

Já diz o ditado "para morrer basta está vivo" !

Bem esse é o meu ponto de vista :)

Anônimo disse...

Pessoas morrem, familiares inconsoláveis, noticiarios que incansavelmente martelam o mesmo assunto..e a nós..cabe apenas ler e ouvir!!!!
Isso sim é uma fatalidade!

há braços doces

Arthurius Maximus disse...

O grande problema é que nossas "autoridades" gostam muito de "jogar pra galera", fazer marketing e aparecer em cima da notícia,medidas eficazes que seria bom, nada.

Eliane! disse...

Eu também estou muito indignada e revoltada. É fácil dizer que foi falha humana e colocar a culpa em alguém que, infelizmente, não estará aqui para se defender. Não foi uma fatalidade. Isso poderia ter sido evitado, é claro. Os maiores desastres aéreos ocorreram com as duas maiores empresas. Se essas não se preocupassem só com a questão econômica e sim, com a questão humana, teríamos condições mais seguras nesse país.
Acho que o Lula está preocupado em abafar as vaias e a senhora Suplicy em achar algo pra relaxar e gozar. E nós, sofremos por causa desse desastre, estamos de luto, estamos chocados mas acima de tudo, estamos unidos e que essa união seja permanente a partir de agora para podermos fazer algo. Por que, todos sabem, brasileiro quer queira ou não, tem memória curta. Quem teve, como eu, alguém conhecido que perdeu parentes nesse desastre vai se lembrar pra sempre.

Luto.

Anônimo disse...

Foi como eu fiz no meu blog: não tenho palavras apra expressar, só dizer "tá, e agora?". Acho que estamos longe - e muito - de resolvermos a crise. Vale lembrar que o aerolula tem prioridade no vôo, não importando onde esteja, o avião presidencial manda.

Tbm ouvi dizer que foi a somatória das três falhas (humana + mecânica e pista), só que falha mecânica é raríssima acontecer. Falha humana não pode ser considerada apenas como falha, di tipo "errar é humano", pois qdo estamos que 190 pessoas a bordo, não há permissão pra errar.

Já o último item, é conhecido de todos nós: o aeroporto de Congonhas está assim desde 1950 (na época que só pousavam teco-teco, e não mega aviões).

Cabe aos órgão competentes e - sim, também a ele - ao presidente Lulla tomar providências. Pois, ao que tudo indica, ele é quem está no comando do poder.

Edgar Steffens disse...

Bom é ver as tentativas de resolver o problema antes de toda essa historia.
ANAC foi criada extinguindo a antiga DAC. O "poder" da aviação civil saiu dos militares e veio para uma agencia do governo, que Hoje foi enterrada pelo próprio quando impos varias restrições a Congonhas.
Mas resolver um problema desse tamanho em pouco tempo é simplesmente loucura. Mais espaço para superfaturar todo clips de papel usado durante essa operação.
Voltando a ANAC, um especialista em segurança de voo disse: o DAC (militar) vistoriava mais e com mais qualidade do que a nova ANAC que além de pouco pessoal, tem pouca experiencia.
Sei lá, o negócio é não sair de casa por enquanto porque mesmo indo por terra a gente corre risco de vida.

Jornalistas disse...

Pode escrever ai:
não vai demorar muito pra privatizarem os aereoportos, o que não é de todo mal, uma vez que as empresas terão mais respeito com os passageiros e ocorrerá a desmilitarização do sistema aéreo brasileiro, que atualmente é uma vergonha.

Anônimo disse...

Pior foi q eu peguei um vôo no dia seguinte do acidente, imagina o caos que tavam os aeroportos...

Grande abraço Ara, teu blog eh muito bom!

Danielle Cardoso disse...

Olha, a cada dia que passa eu sei menos o que pensar. O pensamento de "ah, nada tem jeito mais...foi tudo pro saco" insiste em me martelar. Dai qdo to querendo ser um pouco mais otimista, vem um treco desses. Não há mais o que falar, não há mais como expecular! Lamento profundamente pelas famílias, e a cada dia tenho mais medo de ir pro Brasil (de avião pelo menos). Culpados? problemas? soluções? Honestamente, eu cheguei num ponto que não consigo juntar 2 com 2!

beijos

Anônimo disse...

Bah porque que só quando os ricos morrem as pessoas ficam indignadas?
Eu também fiquei com raiva do acontecido, mas todos os dias acontecem coisas piores que isso, e ninguém fica triste ou brabo com isso!
Cada escandalo ou catastrofe que surge sai a tv e a internet falando que não da mais pra aguentar, mas nada é feito. Os que tentam protestar são chamados de vagabundos, que não têm o que fazer e ficam atrapalhando o trafego dos que estão trabalhando.
Eu acho que a coisa é muito mais complexa que ficar só falando de um assidente de avião. É triste sim, mas há gente que sofre todos os dias.
E a maioria dos blogs estão falando disso, é só o assunto do mês, daqui a pouco nem vocês vão lembrar disso, vocês só estão aproveitando que todo mundo esta falando disso pra ter o que postar!

Camila Mossi disse...

Eis o "País das Maravilhas"!
Pois é... talvez o baixo QI dos nossos governantes não deixe eles verem os problemas como realmente são... talvez não... tbm não vo procurar culpados.
Se o "País da Maravilhas" está essa maravilha, a culpa é nossa tbm.
Honestidade deveria se aprender em casa...
¬¬''
Dah uma olhadinha no meu blog, sou cronista!
bju
Camila Mossi de Quadros
http://camilice.blogspot.com

Willians disse...

Pior, isto não foi uma fatalidade.

FLW

Arthurius Maximus disse...

Infelizmente, essa foi mais uma das milhares de gotas que caem insistentemente na cabeça dos brasileiros, sem que nada mude ou sem que o eles acordem. Lamentável.

Floradas de amor disse...

O descaso das autoridades traduziu nesse criminoso acidente que culminou com os 200 mortos, acredito mesmo que foi uma tragédia anunciada.
Nós brasileiros estamos expostos a isso sim, não sabemos com quem podemos contar.

Vibrações positivas sempre!!!
~Ana Brunini