terça-feira, 29 de maio de 2007

Cálice

Hoje (ontem na Venezuela) mais um país se cala diante da censura.

E tudo isso acontecendo no século XXI, anos 2007, em meio a tantos avanços, tecnológicos por exemplo - o que leva a crer que as pessoas pensam para realizá-los. Mas mesmo assim a ideologia de UM homem é capaz de fazer a cabeça de milhares.
O maior veículo de comunicação da Venezuela, a RCTV (Rádio Caracas Televsión), encerrou sua programação para milhares de pessoas. Mas por que? Porque o governante de lá, Hugo Chávez, não admite que alguém, ou algo, vá contra suas idéias; totalitárias.
Mas onde foi parar a tal liberdade de expressão nessa história?
Foi negada, assim como a concessão que permite a RCTV de ser transmitida.

A idéia de "lavagem cerebral" a qual Chávez aderiu não tem limites mesmo. Não satisfeito com a proibição da TV, o presidente criou um canal público, a TEVES (Televisão Venezuelana Social). Até aí suportável, pelo menos um canal do governo serve para educar a população, como manda a regra, claro. Só que a TEVES não tem esse papel. Em sua programação, iniciada após 20 min do cancelamento da RCTV, ao invés de programas sociais: aulas de ginásticas, seriados comprados de outras emissoras e, algo que não poderia faltar, música - a qual, em sua primeira exibição, teve músicos cantando canções pró-Chávez.
E em meio a essa variedade cultural da programação, programas chavistas, como se não bastasse todo o resto.

Mas Chávez não parou por ai. Na tremenda cara dura o presidente venezuelano mandou colocar telões nas ruas de Caracas, tipo como se fosse passar uma final da Copa do Mundo, só que a transmissão não era entretenimento. Sem piedade, ou consideração, Chávez transmitiu os últimos suspiros da RCTV e os primeiros passos de sua mais nova criação.

O mais ridículo disso tudo, é que muitas pessoas ainda comemoraram com essa bárbarie. Mas talvez elas não tenham se dado conta que não poderão mais assistir aos capítulos da novela preferida. Afinal a RCTV era a Globo das telenovelas de lá.

Sendo assim, ainda há esperança!



Ricardo Araujo

5 comentários:

Renato Freixeda disse...

Escreve bem hein cara.
Gostei do texto.Informativo e objetivo.

abraçoss


http://brinquedonovo.blogspot.com

Anônimo disse...

neo totalitarismo na america latina ouvi falar, que tremenda bosta
vi isso ai hoje na TV , artistas chorando e tal e coisa, vi na globo creio eu

falando em globo , quem deveria fazer isso aqui eh o lula, fechar ela e tal haha ia ser uma boa
ok sem piadas

abraço chapa

Mariana Bartz disse...

Só um comentário:
demaaaaaaaaaais!

huashuahsuahsu

Não, não, vou escrever mais um pouquinho (heheh) concordo com o que tu disse sobre os Mutantes, alás, escrevi algo parecido no meu fotolog.. Eu nunca vou entender o real significado daquela noite, mas vou guardá-la como inesquecível para sempre.

Quanto ao Chávez, acho que mais do que uma afirmação, cabe uma pergunta:

"Sendo assim, ainda há esperança?"

Beijos ^^

Anônimo disse...

Hey!
Apareci!
Bom texto ;)
Eu acho que o grande problema da humanidade hoje é que o homem evoluiu muito "tecnicamente" , se assim podemos dizer, pois é capaz criar os mais fantásticos artefatos tecnológicos.No entanto, quando se trata da evolução do homem como ser humano, percebemos que evoluiu muito pouco.Então há um abismo muito grande entre as avançadas tecnologias e o pré histórico comportamento humano.Os homens investiram no desenvolvimento das tecnologias e esqueceram de desenvolverem a si próprios.Por isso agora fazem coisas absurdas, invertem os pés pelas mão, simplesmente não estão preparados para lidar uns com os outros, muito menos com o poder.E das técnologias nem se comenta.
Abraços

Anônimo disse...

Olha!
Falta informação nesse teu post.
Esse canal planejou um golpe para tirar Chavez do poder. Ele até podia ter mandado prender eles! Se fosse uma ditadura mesmo, como acontece em Cuba!
E fechar a rede Globo não é má idéia! Tanto que o Brizola em 89 prometeu que se eleito a presidente a primeira coisa que ia fazer era fechar a rede Globo! Curiosamente depois que ele falou isso surgio um político elogiado em programas da Globo chamado Fernando Collor de Melo, e logo depois tirado do poder pela propria Globo.
Onde esta a Liberdade de Expressão em canais de televisão que manipulam as pessoas?